Ao longo dos poucos anos de vida de Football Manager, desde 2005, a marca da Sports Interactive tem evoluído de maneira fantástica, batendo com muita facilidade os outros dois grandes candidatos a título de melhor simulador de gestão futebolística, FIFA Manager e Championship Manager.
Contudo a edição de 2009 de Football Manager desapontou não só os fãs do jogo, bem como os produtores, face à falta de algo novo num conceito já muito "batido" e explorado, como chegou a dizer o produtos executivo Miles Jacobson numa entrevista de Abola TV: " Na altura do lançamento do jogo ficamos entusiasmados, mas depois de jogar com mais regularidade não ficamos tão satisfeitos.".
Então, face à simplicidade de FM 2009, a Sports Interactive, decidiu mudar um pouco a "táctica" de este ano e a verdade é que FM 2010 acaba por tornasse uma grande revelação, com Miles Jacobson a afirmar que " O Football Manager de este ano é o melhor de sempre!". A companhia da SEGA decidiu implementar neste novo jogo um par de melhorias muito notórias. Em primeiro lugar, o ecrã de jogo foi "lavado", de maneira a que os tópicos e as diversas acções ficassem mais organizadas e mais fáceis de aceder. É possível dizer que existe o ecrã do FM 2009 e outro ecrã muito mais leve que é o do FM 2010, ficando com a sensação que estamos a ter uma experiência totalmente nova, tornando mais fácil para os novo adeptos da simulação de futebol, e uma experiência diferentes para os habituais jogadores. A segunda grande mudança foi a melhoria no motor 3D, com mais de 100 novos movimentos e a primeira vez que o motor possui estádios e adeptos. Entre estas duas grandes mudanças, verificamos também um aumento da base de dados ( que é sempre obrigatório de ano para ano).
No entanto, nem tudo são um mar de rosas no FM 2010, pois , segundo o meu ponto de vista, existe uma incoerência gritante na base de dados deste video-jogos, sendo que a qualidade dos jogadores, ou seja os atributos, pouco ou nada mudaram, quase dando a sensação que estamos a jogar com a base de dados do jogo anterior. para além de isto, o mercado português apresenta jogadores bons, com capacidade para serem possíveis alvos dos grandes clubes, mas que encontram-se como autênticas "pechinchas", sendo jogadores como Di Maria, David Luiz, João Moutinho, Miguel Veloso, Bruno Alves, ou Hulk, apresentarem um valor à volta dos 3/4 milhões de euros, inversamente proporcional À qualidade que apresentam estes jogadores, e que estão ao alcance de propostas à volta dos 10 milhões de euros, revelando grande contraste com a realidade existente, provando mais uma vez que a liga portuguesa é menosprezada e desvalorizada no estrangeiro. Todavia, este erro não compromete a fantástica experiência com que nos deparamos no jogo.
Concluindo, Football Manager 2010 decidiu passar ao nível seguinte, apresentando um conjunto de novidades muito interessantes, que vai deixar os fãs da série muito satisfeitos.
1 comentários:
A verdade é que, na minha opinião, o valor "de mercado" desses jogadores até deverá estar próximo da realidade. O que se passa é que, na vida real, os clubes só aceitam vendê-los por valores próximos da cláusula de rescisão (20, 30, 40 milhões)... e no jogo os treinadores controlados pelo computador aceitam valores muito mais baixos. Ou seja: o que está um pouco diferente da "realidade" não é o valor dos jogadores, é o comportamento dos clubes :)
Bom post, boa review!
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